terça-feira, 16 de junho de 2009

Enfatizados alguns pontos para preparação da casa de Deus.

Davi passou para Salomão um encargo, uma comissão.

.V. 6. Chamou Salomão e ordenou. Exemplo de um pai passando uma missão de vida para o filho. O propósito de vida. Aplicado de pai para filho, obviamente e espiritualmente podemos pensar como uma geração, um líder de idade, passando comissão para líderes mais novos, passando o bastão, a missão de uma geração para outra. É algo muito difícil. Porque o coração de Davi ardia com a visão de fazer a casa de Deus. Mas quem vai garantir que o filho vai comprar a visão? Deus falou, não é você, é seu filho. Será? Ele é tão jovem!

V. 7 Palavra ordenou, vou voltar. De onde veio essa visão que Davi vai passar para o filho? Pai sonha que o filho seja engenheiro, médico, advogado, muitos tentam passar um sonho deles, que não conseguiram, filho, quero me realizar em você. Isso com certeza têm muitas histórias que deram certo. Muitos pegaram a empresa, a profissão do pai e continuaram. Mas tem muitos exemplos que deram errado. Filhos tentaram fazer, mas não nasceu de dentro. Mas tem algo sim, o outro extremo: Pai fala: meu filho veja o que você quer na vida, não sei o que é bom para você. Filho fica perdido, porque precisa de pai, pai dá visão. Não é algo mecânico, não é um sonho meu.

V. 7. Quanto a mim, tive em meu coração, o propósito de edificar casa ao nome do Senhor meu Deus. Se o pai não pode passar uma coisa mecânica, por outro lado, o pai pode estar falando literalmente família, mas também posso aplicar espiritualmente. Então, o pai não pode passar algo que não esteja aqui dentro. Biblicamente Deus é pai, o pai gera, é aquele que tem uma visão. Não é algo que aprendeu todo mundo faz isso, quero que seja próspero bem sucedido. Isso não é visão. Isso é um padrão, algo que existe por aí, é uma massificação. A visão que o pai passa é algo que nasce e gera, com sofrimento geralmente. Na tipologia natural, a mãe tem dores de parto, mas espiritualmente, tanto o pai como a mãe tem que dar à luz, gerar vida. Os pais têm dores de parto. Para gerar, isso não é algo que li e achei bonito, é uma coisa que depende. Veja a vida de Abraão, de Davi, eles geraram um andar com Deus, algo que vai amadurecendo com sofrimento.
Pais geram, não são neutros, faz o que quiser, se realize, seja feliz. Se realize, ache o que te satisfaz. Não, você tem que achar o propósito de Deus. O que satisfaz o homem e a mulher é a missão que Deus deu para nós, e ela não é desvinculada, faz parte da história.
Davi fala, eu tive no meu coração. Mas Deus falou, não é você. É seu filho. Queria imaginar Salomão olhando para o pai, e o pai falando que antes de Salomão nascer, Deus falou com Davi, você vai ter um filho. Davi tinha muitos filhos. Você vai ter um filho. E o nome dele vai ser homem de paz, significado de Salomão. Ele vai fazer a casa. Gente! Se você ouvisse Deus falando através de um pai ou mãe espiritual. Deus tem um plano para sua vida, chamou você por nome. Deus deu uma missão, gente, pode esquecer sonho de ser médico, empresário, Deus escolheu uma coisa para mim. Escolheu mesmo. Escolheu para cada um de nós. Tem uma missão para nossa vida. Deus tem uma missão tremenda e ele fala, olha, esse é você Salomão. Seu filho vai fazer e deu nome, homem de paz. Isso é o pai passando a missão.
Estamos totalmente contaminados com filosofia moderna que para ser feliz tem que ter prazer, os jovens ficam tempo tentando descobrir faculdade, qual a minha missão, profissão que vai me realizar dar muito dinheiro. Tem uma idéia totalmente distorcida do que é a missão. Missão é o propósito de Deus. Esse ordenar é gerar uma visão.
Samuel e 1 Crônicas 17 fala isso, não vai fazer a casa, mas vai ter um filho, esse filho vai ser filho para mim, eu lhe serei por pai e ele me será por filho.
Naquela época isso causava mais impacto. Não era costume, Deus quase nunca aparece como Pai. Difícil de achar. Uma das poucas ocasiões em que Deus é chamado ou conhecido como Pai. Por isso, que Jesus veio falando do Pai, levando seus discípulos a crer nele para ter relação de filho. Hoje, infelizmente, podemos ser filhos, entrada grátis, aquele problema, se tornou banal. Ser filho de Deus. Tanto que as pessoas que não conhecem a Deus se chamam de filhos de Deus. Acha ruim, tomar cuidado como falar, se falar eu sou filho e você não, ta comprando briga. Quem te deu esse status diferente. Infelizmente para nós essa questão de ser filho de Deus, palavras como fé, graça, se tornaram baratas, não sabemos mais o que significam.
Quando Deus falou com Davi que o filho dele seria um filho para Deus, do que ele estava falando? Volte para Crônicas 17. Ponto importante volte. 17:13.
Eu lhe serei por pai e ele me será por filho. O meu amor jamais retirarei dele. Como retirarei daquele que foi antes de ti, quem? Saul. Ta fazendo uma comparação. Salomão vai ser meu filho, que está dizendo? Não tem possibilidade de Salomão pisar na bola e eu falar, Deus falou com Saul, acabou o reino foi tirado. Você vai continuar no trono até sua morte, o reino foi rasgado, Deus retirou a presença, retirou a continuidade. Isso não vai acontecer. Filho é filho para sempre. Pode ser desobediente, seja o que for, é o filho. Então, a primeira coisa é essa estabilidade de relacionamento com Deus. Não é algo passageiro. Isso é tão impressionante.
Hebreus 12 fala exatamente sobre isso. Se você é filho, nos tornamos filhos por adoção, mas quero que entendam que ser filho de Deus não é algo leviano e banal, não é algo automático, banal, algo que a gente tem que meditar profundamente, pensar nas implicações, buscar entender o que é servir a Deus. Mas Hebreus 12 é passagem que fala mais claramente sobre ser filho. Qual o contexto? Disciplina. Fala que um filho recebe disciplina. Se você não recebe disciplina, o que é? Bastardo, pesado. Sabe aquela oração, Deus, por favor, não me discipline, não pese a mão, lógico ninguém vai pedir disciplina. Mas quem não tem não é filho. A todo aquele que Deus ama, a todo filho que recebe o que faz? Disciplina. A disciplina segundo hebreus 12 é uma das provas de que sou filho. Se receber muitas bênçãos prova que sou filho? Alguém sabe, lembra passagem que mostra que receber bênçãos não é prova de ser filho. Mateus fala chove bênçãos sobre os justos e injustos. Receber benção não é prova de ser filho. Pode ser um choque, mas não é prova. Prova é disciplina. Porque Deus nos ama, e para não ser preciso ser rejeitado. Porque? Não quis disciplina, Saul. Honra-me, não deixa sentir a conseqüência de meu pecado. Não quis disciplina. Não foi filho. Quando promete para Davi, vai ter descendência. Quando Davi fala para Salomão, arrebatado com essa visão tremenda. Deus falou que você vai ser filho. Maravilhoso. Não é ter só disciplina, tem outros aspectos, mas disciplina é o que nos protege para não sermos rejeitados. Ela nos protege. Posso receber muitas bênçãos. Saul teve vitórias, profetizava coisas maravilhosas e no fim foi rejeitado. Quando Deus disciplina é diferente.
Salomão vai conseguir construir, Por quê?
1. Vai ser homem de paz. Não tinha inimigo, Época de paz podia fazer a casa de Deus.
2. Ele teria uma relação de filho. Deus queria tratar Salomão como um filho. Ele iria discipliná-lo, cuidar dele. Não seria relação passageira. Pisou na bola e ta fora. Errou vai ter disciplina.
3. Iria fazer por causa dos preparativos de Davi, ele ajuntou materiais, pessoas peritas em trabalhar, ele preparou tudo. Então, Salomão teria condições de fazer a casa, projeto enorme, tremendo. Quem sabe não teria tempo na vida dele, tava tudo pronto.
Estou perguntando; Deus, será que estamos chegando, será que fazemos parte dessa geração de Davi, estamos próximos, alguma coisa precisa acontecer antes da vinda, o que é, que nossa geração, o que eu, sou chamado para fazer, quais são os preparativos que Davi fez e que eu posso ajudar a fazer.
Agora meu filho o Senhor seja contigo, prospera e edifica a casa do Senhor teu Deus. Outra versão seja contigo para que prospere e edifique a casa do senhor teu Deus como disse a teu respeito.
Já falei algo que me empolga muito. Ele fala: Salomão, Deus falou. Se Deus falou, não significa que cruze os braços e deixa-o cumprir a própria palavra dele. A responsabilidade é minha para responder continuamente ao Senhor.
Achei uma definição dentro deste contexto. Dentro desse versículo 11, Para o que é prosperar aqui? Edifique a casa de Deus. Então pensei, prosperar é ter êxito na visão que Deus deu para nós. Isso é prosperar, para Davi, ele não falou, você precisa prosperar, Davi deu uma herança que nenhum filho podia por defeito. Salomão de tudo que fez ‘palácios’, ele teve como resultado do pai. De onde veio a riqueza dele? Das guerras de Davi. Nossas heranças herdaram tudo que Jesus fez e conquistou para nós. Davi não falava de prosperidade material. É ser bem sucedido no que? Na missão. Ser próspero é ter êxito na missão. E para ter êxito tem que conhecer a missão. Como vou ser bem sucedido se não sei qual é. Mais importante que os pais passarem para filhos condições, profissão, estudo, qualquer outra coisa, qualquer outra que possa oferecer para seu filho, algo que não pode fazer sem ajuda de Deus, como pais naturais e espirituais têm muitas pessoas que já criaram famílias, mas não devem se aposentar da missão de pai e mãe. Não temos aposentadoria da missão, mesmo filhos adultos e crescidos precisam de nossa ajuda. Mas Deus tem muitos filhos espirituais, Nossa missão como pai e mãe espiritual é passar uma visão de Deus, orar para isso.
Prosperar é ter êxito na missão que Deus deu para nós.

Queremos confessar na tua presença que o Senhor tem um plano, um grande plano. O Senhor deseja essa casa para teu nome, uma casa verdadeira. Deseja que tenhamos vitória sobre todos os inimigos. Deseja que sejamos verdadeiros filhos que aceitam tua disciplina, teus tratamentos e que são encaminhados por ti, para fazer tua obra, até que o Senhor venha. Faça isso em nossas vidas, Deus revela para nós, qual é a nossa missão? Mostra que não é algo isolada, avulsa, mas faz parte da história, do teu reino, geração passada e presente. Revela-nos mais para que como Salomão possamos ouvir pessoas experientes e captar a tua visão pra nossas vidas.

Nenhum comentário: