quinta-feira, 18 de junho de 2009

O Espiríto Santo - A maior prova do amor de Deus

A Bíblia, do início ao fim, é um grande romance e poucos têm prazer de lê lo. É uma história de amor de Deus com o homem. O final de Gênesis 1:26 diz'Viu Deus que tudo era bom'. Ele havia criado tudo, menos o homem. O versículo 27 diz 'Façamos o homem'. Porque agora Deus diz 'Façamos'? Com quem ele estava conversando? Com a trindade - o mistério de Três pessoas, mas com uma só natureza. deus combinou com o filho e o Espírito Santo para fazerem um ser a imagem dEle. Que perigo! Será que um robô não teria sido melhor? Mas Deus quis fazer um livre como ele, livre até para pecar.

O homem preferiu caminhar sem Deus e o resultado é visível para nós hoje. Mas ele não desistiu de seu plano, continua trabalhando e eperando. Deus amou o mundo. O peso dEle é pelo mundo. Ele necessita e um povo que o represente na terra. Nesse ponto, temos o papel da igreja que não pode viver olhando só para seu umbigo. Deus ama a igreja que a ma o mundo da forma com ele ama.

Romanos 3:12 dia que 'todos se estraviaram' e Romanos 3:23 que 'todos pecaram e destituídos estão da gçória de Deus'. Quando criança, observava um quandro da minha mãe que retratava Deus expulsando Adão e Eva do jardim do Edén e um anjo com uma espada flamejante protegendo sua entreda. eu pensava:'Que Deus perverso! Hoje percebo que Deus fez isso por amor se não, o homem seria um eterno pecador.

Deus é louco de amor pelo homem. Mandou seu próprio filho pra morrer por ele. Toda a história de Jeus envolve fé. Crer nele é uma loucura. É crer num homem que veio no ventre de uma mocinha virgem, que viveu sem pecar por 33 anos e depois, mesmo sendo inocente, foi condenado à morte poe um júri montado da noite para o dia. Mas Jesus morreu e ressuscitou! Eu sei que ele ressuscitou porque experimenteio fruto da ressureiçaõ - o Espírito Santo. Ele morreu e pagou por nossos pecados, ressuscitou porque não tinha pecado, para que assim o homem pudesse receber a semente divina. A fé na morte e ressurreição de Jesus traz como resultado a habitação de Espírito Santo dentro de nós. Algo tremendo que precisa ser muito mais valorizado nesses dias. Novo convertido, aos 18 anos, gostava de evangelizar as pessoas na praça de Baixa Grande. Conversava muito com um senhor espírita, bem mais munido de argumentos sobre sua fé espírita do que eu, crente jovem e sem muita base na palavra. Mas o que me segurou foi o fato de ter provado o Espírito Santo. Eu provara o fruto de ressurreição e não havia como desfazer essa obra. Para mim, receber a pessoa do Espírito Santo é a maior expressão do amor de Deus. O Espírito Santo é Deus. É Santo até no nome. O perfeito vir morar em mim, mesmo sendo eu tão imperfeito! pode existir maior demosntração de amor? E isso está disponível para todos que vierem a crer em Jesus - essa é a herança dos santos em Cristo Jesus.

João 16.7;14:23. Nunca pense que o Espírito Santo é uma coisa ou uma influência. É uma pessoa. Jesus, na terra, estava fora, mas disse que precisava morrer pra enviar p consolador e habitar dentro do homem. Qual o papel do Espírito santo? Convencer do pecado, do juízo e da justiça. Quando? Só na hora da conversão? Não, pensar assim é engano nosso. O Espírito Santo trabalha muito, após a conversão ele continua nos convencendo dessas coisas. Abrace o, deixe o fazer seu trabalho de nos fazer mais e mais parecidos com Jesus. Graças a Deus que ele existe e que habita em mim. Portanto, essa é a maior expressão de amor de Deus para nós - ter uma pessoa sante morando dentro do homem. Deus já nos liberou a pessoa do Espírito Santo por causa do sangue de Cristo.

TRÊS PERIGOS CITADOS POR JESUS EM MATEUS 19

E meu assunto principal encontra se em Mateus 19. Esse capítulo fala de três áreas, ou três pragas, das quais os cristãos tem de ser livre. São três coisas que podem tornar-se como uma bola de ferro nos pés, impedindo-nos de correr bem na nossa carreira cristã. Só o Espírito Santo é poderoso pra nos livrar de sermos embaraçados por esses três perigos.

1.SEXO e tudo ligado a ele: Prostituição, fornicação, adultério (Mt 19:1-12). Paulo nos alertou para fugir da prostituição (1 Co 6:18). Não estou dizendo que o sexo é pecado. É belo e abençoado por Deus, pois foi criado por ele, mas Deus deu o manual para saber como usá lo. Sexo só é bom se houver compromisso e responsabilidade. É para pessoas maduras e formadas, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Sexo sem responsabilidade é prostituíção. Sexo gera filho, sabia? E depois, quem vai cuidar? Ou vai mandar matar?! Tenho em mente que essa geração em que vivemos é a última. De qualquer forma, só tenho uam vida para viver com essa geração e não com outra. e sempre que Deus está para fazer algo grande na terra, Satanás tenta impedir destruindo crianças. Foi assim no Egito com Faraó na época em que Moíses estava para nascer e libertar o povo de Israel da escravidão. Foi assim quando Jesus nasceu e Herodes ordenou grande morticínio de bebês. E Satanás, burro-pacas e sem criatividade, está repetindo a mesma estratégia através de aborto (liberado pelo próprio governo!) e de pornografia que mata intelectualmente e moralmente nossas crianças e jovens. Pense que o homem criou algo como a internet incapaz de ser controlado. Nossas crianças e jovens viram presas fáceis de pedófilos na rede. Por que tanto ataque de Satanás à essa geração? Porque o diabo sabe que Deus, mais uma vez, está para fazer algo grande na terra. Leia Apocalipse 12 e veja a fúria contra o filho-varão, o poderoso ministério profético que Deus vai levantar nos últimos dias.

E será que tudo isso tem algo a haver conosco? Será que basta sentar nos templos e salões de reuniões e ficar passivo, assistindo a Satanás destruir esta geraçaõ? Nós somos a igreja de Deus - a solução para o mundo. A responsabilidade não é do governo, pois Satanás usa o próprio governo e a política para promover a destruição de nosos jovens.

O maior homem da história é Jesus. Nascido numa cidade desprezada, sem riquezas, sem diploma de faculdade, mas rico de maor que abalou e transformou o mundo. Você se lembra do nome de seu bisavô? Sou capaz de lembrar do nome do meu avô, mas bisavô! Mas ninguém consegue esquecer o nome de Jesus que viveu há mais de dois mil anos. Por quê? Porque ele soube amar e amor resolve qualquer tipo de problema. A igreja exite para ser instrumento do amor de Deus para o mundo. Ame pelo menos uma pessoa e essa vida será marcada para sempre.

Se quiser correr a carreira e guardar a fé, não se embarace com esse perigo. você é chamado para marcar sua geração, por isso fuja de sexo irresponsável e de todo pecado relacionado a ele. Sexo é bom, mas de acordo com as instruções do manual divino.

2.DINHEIRO. É o segundo perigo tratado por Jesus em Mateus 19 (versiculos 16 aa 26) Na parábola da semente, Jesus nos alerta sobre a sedução das riquezas. A semente nasceu entre espinhos, mas ficou sufocada pela fascinação com as riquezas. Possuir bens não é pecado em si. Temos que entender que somos administradores divinos para aplicar bem os recursos que ele nos dá, mas sem colocar neles o coração.

3.AMBIÇÃO DE PODER.Cada um tem sua área de fraqueza. Para alguns é o sexo, para outros, o dinheiro, e há outros que gostam de mandar. Nosso maior exemplo nessa área é Jesus, que 'subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia se aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se sememlhante aos homens, e achado na forma de homem, humilhou se a si mesmo, tornando se obediente até a morte, e morte de cruz'(FL 2:6-8). Jesus, o Rei do universo, veio humilde, sem fazer exigências. Tinha direito a tudo que quisesse, mas abriu mão de tudo para cumprir a vontade de Deus. Até o sepulcro onde foi sepultado era emprestado.

Portanto, Deus não é contra estas três coisas: Sexo, dinheiro e poder, mas é preciso viver e não se embaraçar com elas. Paulo disse que é pra viver como se não as tivesse. Se quiser deixar sua marca na história, viva uma vida 100% para Deus. Com toda diligência, acrescentemos a fé a virtude, e a virtude a ciência, e a ciênciao domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e a perseverança a piedade, e a piedade a fraternidade, e a fraternidade o amor(1 Pe 1:5-7).

(Mensagem ministrada por Romiltom Batista em 15 de março 2009 e adaptada por Elenir Eller cordeiro).

Nenhum comentário: